Vai comprar um móvel e tem dúvida no tipo de madeira que vai escolher? Listamos os 9 principais tipos mais utilizados.

Muitos consumidores possuem dúvidas no ato da compra, qual a madeira ideal para seu mobiliário.

O Design do móvel é uma das principais características verificadas durante a compra, porém esse detalhe está ligado diretamente ao custo benefício, qualidade e durabilidade do produto.

Por este motivo listamos abaixo os principais tipos de madeira para ajudá-los na melhor escolha.

De acordo com um estudo pelo BNDES, os móveis de madeira são os mais consumidos no Brasil em todas as classes sociais.

Como produto de diversidade biológica, a madeira tem uma variedade de cores, tipos e texturas. Cada espécie é adequada à fabricação de um produto específico ou para uma utilização exata.

A madeira pode ser encontrada em diferentes tamanhos, formatos e composições, variam de acordo com a espécie e são beneficiadas para produção de móveis fabricados com madeira de lei, placas de madeira reconstituída ou madeira de reaproveitamento.

A Madeira Maciça é um tipo de madeira pura, sem a interferência de outros produtos e fibras sintéticas. A madeira maciça é de alta qualidade e muito usada na fabricação de mobiliários com estilo rústico e colonial.

 

PRINCIPAIS TIPOS MAIS UTILIZADOS:

MOGNO

Sua cor varia do castanho avermelhado vibrante ao rosado. De alta estabilidade e durabilidade, o mogno também é resistente à ação de fungos e cupins.

Por se tratar de uma das espécies ameaçadas de extinção, a extração do mogno é rigorosamente fiscalizada pelo IBAMA.

ITAÚBA

Madeira muito presente nos trópicos, essa espécie é altamente resistente ao ataque de organismos. A secagem deve ser natural, uma vez que a secagem artificial pode facilitar o aparecimento de rachaduras ao longo do uso.

CUMARU

Considerada a melhor madeira para móveis, Cumaru é resistente ao cupim e à umidade.

Por se rígida e robusta, seu uso se torna apropriado à decoração de ambientes rústicos ou industriais. Apesar de seu aspecto mais “imperial” pode ser usada em locais onde há predominância das cores marrom e verde, situações em que a madeira de cumaru destaca o aspecto vivo da natureza.

CARVALHO AMERICANO

Madeira dura e pouca durabilidade.

Consegue juntar simplicidade e elegância em uma única peça, o que justifica a razão pela qual as mesas de centro de carvalho fazem tanto sucesso no mercado. Marrom, bege, castanho e mel estão entre suas principais tonalidades.

Apesar de sua beleza, não possui resistência a insetos e cupins. Se não houver um cuidado especial, a madeira pode apresentar fendas e deformações ao longo do tempo.

CEDRO

Sua tonalidade marrom avermelhada transborda uma atmosfera de conforto ao local. É uma madeira versátil, fácil de serrar, lixar e parafusar, o que favorece o processo de montagem.

Sua resistência ao ataque de insetos e microrganismos é considerada média.

A aplicação de vernizes ou selantes transparentes são ótimas estratégias para proteger o cedro da umidade e aumentar sua vida útil.

PINUS

Material de reflorestamento. É resistente, durável e de alta qualidade.

Sua cor suave é excelente para montar tendências clássicas ou vintage.

Ponto negativo: não é resistente a fungos, cupins e insetos.

PINHO

Aspecto rústico.

Embora valorizado pela beleza e durabilidade, o material na forma maciça tem um custo mais alto quando comparado com outros tipos de madeira.

Se você quer algo que dure muitos anos, essa é a solução ideal.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

A madeira de demolição é extraída de peças prontas ou de elementos presentes em construções antigas, submetida a um tratamento industrial antes de ser reutilizada.

MADEIRA MDF

A madeira MDF é uma placa de fibra de média densidade. Ecologicamente correta, é obtida a partir da aglutinação de fibras de madeira e resina sintética, esse material é geralmente utilizado na fabricação de peças que exijam detalhes em cortes, relevo e entalhamento.

Seu processo de fabricação envolve o uso de resinas e aditivos para formar uma sucessão de chapas de fibra de madeira, as quais são coladas umas sobre as outras e fixadas por pressão.

Com aspecto homogêneo e textura suave, esse material tem uma variedade de acabamentos: brilhante, acetinado fosco e madeirado.